23 de abr. de 2014

Travessia Barra de Santo Antônio à Praia do Morro/Carro Quebrado em 19.04.2014

Dessa vez aproveitamos o sábado da Semana Santa para uma remadinha básica de  aproximadamente 23,5 km, eu e o amigo Raul Cavalcanti, partindo às 07:30 horas da rampa das balsas em Barra de Santo Antônio e saindo pela foz do rio em direção a Carro Quebrado.  Eu já tinha feito este percurso em 2012, mas foi muito cansativo por ter enfrentado vento nordeste forte no trecho de ida. 

A intenção inicial seria remar até  Barra de Camaragibe, após a enseada da praia do morro e logo depois de Carro Quebrado, o que totalizaria cerca de 32 km. Mas a maré secando nos forçaria  a remar pelo mar aberto para contornar as piscinas, e o tempo ficaria curto, então nos contentamos em chegar a Carro Quebrado. 

O vento estava de leste, um pouco de proa no início do percurso, mas fraco e sem prejudicar o progresso da remada. Maré estava secando, e depois de um pouco mais de duas horas e meia remando chegamos à Praia do Morro, já no final das falésias de Carro Quebrado. Vários turistas chegavam ao local, pra desfrutar das piscinas naturais que se formam com a maré seca. Quem ainda não conhece, vale a pena um passeio até lá.

Depois de descansar por quase uma hora na sombra de uma falésia, iniciamos o retorno, mais 11 km pela frente, agora um pouco mais rápido com vento favorável. Às 15 horas já estávamos de volta em Barra de Santo Antônio. 

Curtam abaixo o vídeo de nossa jornada.





1 de abr. de 2014

Travessia AABB Maceió / Praia de Paripueira

Dia 22.03.2014, eu e mais dois amigos, Raul Cavalcanti e Eduardo Henrique, remamos da AABB Maceió até Paripueira, percurso ida e volta de cerca de 25 km. Entramos no mar pela foz do rio Pratagy, por volta das 10:30 horas da manhã. Remada tranquila, maré morta e secando, depois de 3 horas de remada chegamos em Paripueira e almoçamos um belo peixe regado a alguns copos de cerveja.

Lá pelas 3 horas da tarde iniciamos o retorno, chegando na AABB umas 5:30 da tarde já com maré cheia, surfando as ondinhas da foz do rio Pratagy. 

Segue abaixo fotos do percurso e vídeo ao final. Agradeço a companhia dos amigos Raul Cavalcanti e Eduardo Henrique, esse último já não via há mais de 15 anos, época em que vez ou outra compartilhávamos algumas pedaladas por Alagoas.

Eduardo e Raul

André(eu) e Eduardo

Pegando o rumo...

Chegada em Paripueira

Raul relaxando na chegada

Relaxando e aguardando a peixada


Retornando 

Por do sol próximo à fox do rio Pratagy



Chegada no rio Pratagy