7 de dez. de 2011

Primeira travessia de caiaque: Paripueira a Barra de Santo Antônio




Hoje realizei minha primeira travessia, foram uns 18,5 km ida e volta, saindo da praia de Paripueira até o rio de Barra de Santo Antonio, onde parei no restaurante Estrela Azul, fiz um belo dum rango e retornei. Tracei o percurso no Google Earth vejam ao lado. Cliquem na imagem para ampliá-la.



A maré estava enchendo, e no trecho da praia de Tabuba, logo após a enseada de Paripueira, o mar pegou mais pesado, pois não há proteção dos arrecifes, melhorando logo depois ao entrar na próxima enseada. A ida foi no contra-vento, tava batendo um leste/nordeste, o que fez a remada ficar mais pesada. Mas a volta foi rápida, vento de popa, uma beleza.

O passeio todo durou cerca de 4 horas, contando com o tempo em que parei no restaurante. Levei remo reserva, bomba de esgotamento, água, corda pra emergências, câmera gopro no capacete e umas barrinhas energéticas. Calculei ter feito todo o percurso em uma velocidade média entre 4 e 5 km/h, o que é suficiente para um simples mortal como eu.

Aos poucos vou me familiriaziando com o mar aberto, e com as técnicas de reentrada em caso de capotamento, pois posso precisar usá-las. Ainda não aprendi o rolamento, mas é só uma questão de tempo. 

Meu próximo objetivo é uma remada um pouco mais longa, fechar entre 20 e 30 km, saindo de Paripueira até Barra de Camaragibe, cruzando toda a enseada da Ilha da Croa, passando por Carro Quebrado, enseada da praia do Morro, e por fim a chegada em um restaurante que fica ao lado do rio Camaragibe. Dá pra ir mais longe, como São Miguel dos Milagres,  mas aí seria preciso quebrar o percurso em 2 dias, pois não sou de ferro. Todo esse percurso vai ser no contra-vento, e terei que esperar um dia de leste ou leste/nordeste fraco pra encarar essa travessia, de preferência também com maré enchendo.

Estou fazendo esses percursos solo, mas não perco a esperança de conseguir convencer algum amigo a adquirir um oceânico e partir nessas empreitadas junto comigo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário